Vendas da Amazon no Ceará crescem 66% em 2022; resultado ficou acima da média nacional

Em 2021, empresa inaugurou centro de distribuição em Itaitinga que possibilitou entregas na Região Metropolitana de Fortaleza em até um dia.

Vendas da Amazon no Ceará crescem 66% em 2022; resultado ficou acima da média nacional
© Fabiane de Paula/SVM
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O centro de distribuição da Amazon no Ceará, inaugurado em outubro de 2021, tem apresentado um impacto significativo no crescimento da plataforma no estado. Segundo dados revelados pelo diretor de marketplace da Amazon, Ricardo Garrido, as vendas do site tiveram um aumento de 66% em 2022, superando a média nacional de 38%.

Garrido explica que, devido à pandemia, o e-commerce acelerou cerca de 10 anos no Brasil, e os consumidores passaram a adotar novos hábitos de compra. Um desses hábitos é a expectativa de receber os produtos adquiridos em poucos dias.

"As pessoas passaram a comprar produtos que elas estavam acostumadas a comprar no comércio de rua, em supermercado, como bens de consumo, itens de limpeza, itens recorrentes, pela internet. Isso aumentou muito a demanda pelo e-commerce", esclarece o diretor.

O centro de distribuição da Amazon em Itaitinga foi uma aposta da empresa para aproximar os produtos dos clientes. Esse é o segundo centro inaugurado na região Nordeste, que já concentra 19% das vendas do marketplace.

"O maior investimento que a gente tem feito desde que a Amazon chegou no Brasil tem sido em infraestrutura. O efeito é enorme, porque hoje a gente consegue entregar em até um dia nas regiões metropolitanas e em até 2 dias em uma região um pouco maior. Isso faz com que a gente tenha resultados muito expressivos de venda", afirma Ricardo Garrido, diretor de marketplace da Amazon.

Além de focar na logística de entregas, a Amazon tem adotado como estratégia o incentivo aos vendedores parceiros. Garrido argumenta que o princípio do e-commerce é oferecer o maior catálogo possível aos clientes e que, mesmo uma grande varejista como a Amazon, não consegue oferecer todos os produtos.

"A beleza do marketplace é completar a seleção, a oferta de produtos aos clientes com uma infinitude de produtos que vem de vendedores de todos os lugares do País e do mundo", destaca Garrido.

Atualmente, a Amazon conta com mais de 50 mil vendedores parceiros, sendo que 99% deles são pequenas e médias empresas. O diretor ressalta o impacto econômico para os empreendedores de menor porte que, ao se tornarem parceiros da Amazon, conseguem expandir o alcance de seus produtos e ter acesso a soluções logísticas.

"Isso significa que, em primeiro lugar, o nosso cliente tem muito mais diversidade de produtos; em segundo, o próprio empreendedor consegue transcender suas limitações básicas do pequeno negócio, a principal sendo a restrição geográfica. Ao entrar em um marketplace você consegue levar o seu produto, que às vezes é único, para um alcance nacional", detalha Garrido.

Um dado que comprova o crescimento da abrangência de um negócio hospedado no marketplace da Amazon é que 67% das vendas dos parceiros são destinadas a outros estados.

No início deste mês de junho, o Governo do Ceará e a Amazon assinaram um acordo de cooperação para impulsionar pequenos negócios. Garrido destaca que a empresa já possui uma vertente educacional que oferece capacitação aos empreendedores parceiros.

"A gente vai apoiar com divulgação, capacitação e comercialização dos produtos dessas empresas através da amazon.com.br", afirma Garrido.