Petrobras anuncia fim da paridade de preços de petróleo com o dólar e o mercado internacional

Segundo a companhia, nova estratégia busca tornar a empresa mais eficiente e competitiva, permitindo preços mais flexíveis e competitivos no mercado nacional e internacional.

Petrobras anuncia fim da paridade de preços de petróleo com o dólar e o mercado internacional
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Nesta terça-feira (16), a Petrobras anunciou o fim da paridade de preços de petróleo com o dólar e o mercado internacional. A mudança, que terá como principais alvos os combustíveis derivados, como a gasolina e o diesel, segundo a companhia, tem como objetivo tornar a empresa mais eficiente e competitiva, atuando com mais flexibilidade para disputar mercados com seus concorrentes.

Desde 2016, a regra da paridade vigorava no Brasil, com o preço dos produtos citados acompanhando as oscilações internacionais no mercado interno. Por conta disso, não havia intervenção do governo para tentar preços menores dentro do país.

"Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio", comunicou a Petrobras.

De acordo com a companhia, a nova estratégia usa duas referências de mercado: o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado, e o valor marginal para a Petrobras. O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos. Já o valor marginal é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.

Segundo Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, a mudança possibilita a flexibilidade de preços mais competitivos, tornando a disputa mais forte com outros comercializadores de combustíveis no Brasil, como é o caso de distribuidores e importadores. Entretanto, a empresa não revelou qual fórmula será utilizada para definir que peso será colocado em cada fator.

Anteriormente, o presidente Lula (PT) já havia citado o desejo de mudar a política da Petrobras de atrelar os preços locais às taxas internacionais. No caso, seria uma tentativa de tornar o combustível mais barato em solo brasileiro. Com a nova estratégia, a empresa espera ter mais flexibilidade na definição de seus preços, permitindo que ela seja mais competitiva no mercado nacional e internacional.